Métodos de avaliação de itens de preferência para a identificação de reforçadores

Autores

  • Fanny Silveira e Silva UFSCar
  • Mariana Gomide Panosso UFSCar
  • Rodrigo Dal Ben
  • Tamiris Poletini Gallano Faculdade de Jaguariúna

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v19i2.1034

Palavras-chave:

avaliação de preferência, reforçamento, escolha

Resumo

O ensino e manutenção de repertórios comportamentais dependem, em grande parte, de suas consequências. Identificar consequências que aumentam a probabilidade da ocorrência de comportamentos de interesse é fundamental para intervenções comportamentais. A Avaliação de Itens de Preferência (AIP) busca identificar itens preferidos que podem ser utilizados como consequências. No presente artigo são descritos oito métodos de AIP, dois indiretos – entrevista com pais e cuidadores e observações informais – e seis métodos diretos, que envolvem a apresentação de estímulo único, escolha pareada, estímulos múltiplos com e sem reposição e operante livre em ambiente natural e restrito. Orientações sobre os pré-requisitos, procedimento de avaliação, registro e a análise de resultados, vantagens e desvantagens são discutidos para cada um dos métodos.

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Publicado

15/11/2017

Como Citar

Silva, F. S. e, Panosso, M. G., Ben, R. D., & Gallano, T. P. (2017). Métodos de avaliação de itens de preferência para a identificação de reforçadores. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 19(2), 89–107. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v19i2.1034

Edição

Seção

Artigos Conceituais