A prática da teoria cognitivo-comportamental na escola: uma revisão sistemática integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1734

Palavras-chave:

terapia cognitivo comportamental, escola, escolar

Resumo

O presente estudo objetivou realizar uma revisão sobre a prática fundamentada na teoria cognitivo-comportamental (TCC) no contexto escolar, considerando o período de 2015 a 2020. Foram consultadas as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), com os descritores: “teoria cognitivo-comportamental”, “escola” e “professores”. Foram incluídos na revisão seis estudos, analisados em cinco categorias: intervenções que utilizaram as técnicas da TCC; ações voltadas para práticas pedagógicas; avaliações de programas de intervenção; e manejo de temas específicos na escola. Os resultados demonstraram escassez de estudos e predomínio de estudos de intervenções. Poucos estudos citaram a TCC como uma abordagem que apoia as práticas que são desenvolvidas na escola, mas muitas dessas práticas estão baseadas nos princípios da TCC.

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Publicado

22/03/2024

Como Citar

Lellis, I. L., & Barillas, M. D. G. (2024). A prática da teoria cognitivo-comportamental na escola: uma revisão sistemática integrativa. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 25(1), 1–14. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1734

Edição

Seção

Revisões sistemáticas de literatura