Revisão sistemática da literatura sobre o treinamento para a aplicação do ensino por tentativas discretas

Autores

  • Thayana Oliveira Pereira de Souza Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Daniela Mendonça Ribeiro Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1698

Palavras-chave:

Análise do Comportamento Aplicada, ensino por tentativas discretas, Transtorno do Espectro Autista, treinamento

Resumo

O ensino por tentativas discretas (discrete trial training, DTT) tem se mostrado efetivo para ensinar diversas habilidades para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo deste trabalho foi analisar os estudos recentes sobre o ensino da aplicação do DTT para profissionais e pais. Foram realizadas buscas nas bases de dados PsycInfo e ERIC com as palavras “discrete trial training”, “discrete trials”, “DTT”, “discrete trial”, “discrete trial instruction” combinadas com “developmental disabilities”, “autism” e “training”, no período entre 2018 e 2023. Quinze estudos atenderam aos critérios de inclusão. O behavioral skills training (BST) foi o procedimento mais utilizado e a telessaúde vem sendo utilizada para minimizar a necessidade da presença de um treinador. Além do BST, outros procedimentos se mostraram efetivos para ensinar a aplicação do DTT. Pesquisas futuras devem comparar os diferentes procedimentos e identificar variáveis envolvidas nas vantagens e nas desvantagens de cada procedimento.

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Publicado

30/11/2023

Como Citar

Oliveira Pereira de Souza, T., & Mendonça Ribeiro, D. . (2023). Revisão sistemática da literatura sobre o treinamento para a aplicação do ensino por tentativas discretas. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 25(1), 1–22. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1698

Edição

Seção

Revisões sistemáticas de literatura