Ensino de leitura e escrita para dois alunos com deficiência intelectual a partir de um programa de ensino informatizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1692

Palavras-chave:

leitura, escrita, ensino individualizado, deficiência intelectual

Resumo

O estudo avaliou os efeitos de um programa informatizado no ensino de comportamentos de leitura e escrita de dois alunos com deficiência intelectual. O programa de ensino foi aplicado como um recurso complementar com dois alunos com deficiência intelectual de 6 e 12 anos e 3º e 6º ano escolar. Foi conduzida uma avaliação inicial de leitura e escrita, em seguida o ensino por meio dos procedimentos de matching-to-sample e constructed-response matching to sample. Foram ensinadas 27 palavras, três a três. Ao final, a avaliação de leitura e escrita foi reconduzida. Os participantes apresentaram repertórios de entrada distintos em relação às habilidades de leitura e escrita, entretanto, ambos apresentaram aumento na quantidade de palavras lidas corretamente. O participante Patrick que apresentava repertório inicial de leitura e escrita de palavras, também apresentou avanços na escrita. Destaca-se a importância da avaliação do repertório inicial para indicação de intervenção adequada ao aprendiz. 

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Publicado

27/11/2023

Como Citar

Oliveira, L. P., & Postalli, L. M. M. (2023). Ensino de leitura e escrita para dois alunos com deficiência intelectual a partir de um programa de ensino informatizado. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 25(1), 1–20. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1692

Edição

Seção

Pesquisas originais