Programação e implementação de uma intervenção para o desenvolvimento da prática de cooperação entre profissionais que utilizam coworking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1517

Palavras-chave:

Cooperação, coworking, delineamento cultural, metacontingência, comportamento organizacional

Resumo

Nos coworkings, um dos comportamentos envolvidos nas interações sociais é a cooperação. Esta pode ser definida como o comportamento interrelacionado entre membros de um grupo produzindo consequências comuns ao grupo, com benefícios para cada indivíduo. Este estudo teve como objetivo programar e implementar uma intervenção para o estabelecimento da prática de cooperação em um coworking, na cidade de Londrina/PR. Participaram oito profissionais. Um questionário e o jogo Dilema do Prisioneiro Repetido mediram a cooperação, antes e após a intervenção, em um delineamento de grupo. Na intervenção, foi proposto aos participantes do grupo experimental (GE) planejarem um projeto cooperativo. Os resultados apontaram que, no jogo, o grupo experimental teve um aumento mais robusto quando comparado com ele mesmo (aumento de 59% para o GE e 13% para o GC), sendo que o GE aumentou 27% quando comparado com o grupo controle (GC), o que sugere que a intervenção pode ter sido a variável que favoreceu as escolhas cooperativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Regina Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Psicologia pela Unifil, em 2008. Especialista em Análise Aplicada do Comportamento pela Unifil, em 2010. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, em 2012. Coach pessoal e profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching, em 2013. Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina, em 2020. Trabalha como Psicóloga Organizacional e do Trabalho em serviços de consultoria organizacional nos projetos de desenvolvimento de pessoas, definição de perfis profissiográficos e clima organizacional. Atua como Psicóloga Clínica. É empresária em um Escritório Compartilhado / Coworking.

Pedro Bordini Faleiros, Universidade Metodista de Piracicaba

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Doutor em Psicologia Experimental pela USP/São Paulo (2009). Docente e coordenador do curso de graduação em Psicologia da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Pesquisador Visitante, no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e Instituto Lahmiei-Autismo, no período de dezembro/2017 à dezembro/2019, com vigência renovada para o período de Janeiro de 2020 à Dezembro de 2021. Avaliador ad hoc para Autorização e de Cursospelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP/MEC.. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: análise experimental do comportamento, interações sociais, cooperação, Dilema do Prisioneiro e Práticas Culturais.

Camila Muchon de Melo, Universidade de Londrina

Possui graduação em Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo (clínica comportamental) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio sanduíche no exterior durante o doutoramento na University of South Australia, sob a orientação do prof. PhD. Bernard Guerin. Atualmente realiza estágio de Pós-doutorado no Instituto Nacional sobre o Comportamento, Cognição e Ensino, na Universidade Federal de São Carlos, sob supervisão do prof. PhD. Júlio de Rose e com o finaciamento da FAPESP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia da Psicologia e Fundamentos do Behaviorismo Radical, atua principalmente nos seguintes temas: behaviorismo radical, evolução da cultura, ciência, ética, tecnologia do comportamento.

Downloads

Publicado

07/11/2023

Como Citar

Gonçalves, K. R., Faleiros, P. B., & Melo, C. M. (2023). Programação e implementação de uma intervenção para o desenvolvimento da prática de cooperação entre profissionais que utilizam coworking. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 25(1), 1–23. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1517

Edição

Seção

Pesquisas originais