https://rbtcc.com.br/RBTCC/issue/feed Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva 2024-05-03T22:51:54+00:00 Fabio Henrique Baia (Editor-Chefe) contato@rbtcc.com.br Open Journal Systems <h4><strong>Publicação:</strong></h4> <p>Associação Brasileira de Ciências do Comportamento (<a href="https://abpmc.org.br" target="_blank" rel="noopener">ABPMC</a>).<br /><br /></p> <h4><strong>Missão:</strong></h4> <p>Contribuir para o entendimento do comportamento e da cognição, sob as tradições da Análise do Comportamento e da Terapia Cognitiva, publicando artigos de pesquisa básica, conceitual e aplicada.</p> https://rbtcc.com.br/RBTCC/article/view/1786 Delineamento de Sujeito Único na pesquisa em Psicologia Clínica 2023-08-26T19:30:40+00:00 Leonardo Cordeiro Svidzinski de Paulo leonardosvidzinski@gmail.com Paula Pilatti paula.pilatti@gmail.com <p>O presente artigo trata-se de um ensaio teórico com obje-tivo de discutir como delineamentos de caso único podem contribuir na pesquisa em Psicologia Clínica na Prática Baseada em Evidências (PBE) de resultados e processos de mudança. As bases de dados Pubmed, PsycInfo, Web of Science foram consultadas. Artigos e ca-pítulos relacionados ao tema que não foram recuperados na busca fo-ram incluídos posteriormente. Pontos apresentados por diferentes au-tores foram articulados. Conclui-se que delineamentos de caso único sempre tiveram um papel na práticas baseada em evidências, embora menor do que o atribuído aos ensaios clínicos randomizados. São apresentados diferentes parâmetros de qualidade para delineamentos de caso único. O modelo da Terapia Baseada em Processos é apresen-tado como exemplo de uma mudança de paradigma na PBE. Argu-menta-se que graças às suas características ideográficas, os delinea-mentos de caso único podem exercer um papel maior neste cenário, auxiliando na pesquisa de processos.</p> 2024-05-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva https://rbtcc.com.br/RBTCC/article/view/1849 Eficácia dos procedimentos de fading e apresentação simultânea no tratamento da seletividade alimentar 2023-09-06T13:56:17+00:00 Cintia Perez Duarte cintia@nexoic.com.br Taynara Freire Barreto taynarabarreto1@gmail.com Claudia Bueno Nogueira cnogueir07@gmail.com <p>O Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE) é caracterizado pela seleção e restrição dos alimentos, que podem resultar em quadros de desnutrição e impactos na saúde. O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia dos procedimentos de Fading e Apresentação Simultânea para inserção de novo alimento, com um participante de 12 anos, sexo masculino, com quadro diagnóstico de TARE e comportamentos de recusa, principalmente tosse antecipatória e vômito. Foram realizadas sessões de linha de base, de intervenção, sondas intermediárias, finais e sessões para avaliação de generalização. Os procedimentos combinados foram efetivos para a ingestão do novo alimento, com etapas progressivas de apresentação da textura, combinadas com Apresentação Simultânea do alimento não preferido com o preferido. Quando apresentado isoladamente nas sessões de sonda, o alimento não preferido não foi ingerido. Foram realizadas sessões de follow-up em casa, monitoradas pela mãe, com sucesso na ingestão dos alimentos apresentados simultaneamente e inseridos no cardápio habitual.</p> 2024-05-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva https://rbtcc.com.br/RBTCC/article/view/1756 Programação de Ensino: Aspectos precursores dessa subárea 2023-09-04T10:39:57+00:00 Gabriel Vieira Cândido gaviecan@gmail.com Otávio Beltramello otaviobeltra@hotmail.com <p>Caracterizar uma área de conhecimentos envolve examinar documentos históricos que auxiliem a organizar e compreender diferentes acontecimentos passados. Na Análise do Comportamento, há uma subárea denominada "Programação de Ensino", responsável por intervir em necessidades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem, cuja origem se relaciona a trabalhos produzidos no Brasil a partir da década de 1960. Considerando isso, o objetivo do presente trabalho é caracterizar parte do processo de construção de conhecimento nessa subárea, analisando-se os anais de duas sociedades científicas brasileiras em que alguns dos primeiros trabalhos foram apresentados. Para isso, foram examinados 155 trabalhos, com vistas: ao ano de publicação, autores, instituições, departamentos e conteúdo dos textos. Identificou-se que, os termos utilizados até o ano de 1978, não tinham definições claras, nem aplicações que possam ser consideradas homogêneas. Portanto, neste trabalho são apresentados acontecimentos antecessores à sistematização da Programação de Ensino e que podem ser considerados seus precursores.</p> 2024-05-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva