Emergência de relações monetárias por meio do procedimento de ensino de escolha com o modelo com resposta construída para crianças surdas

Autores

  • Priscila Giselli Magalhães UFPA
  • Grauben Alves Assis UFPA
  • Rosana Aparecida Rossit UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v18i2.882

Palavras-chave:

Ensino por CRMTS, discriminação condicional, equivalência monetária, pré-requisitos matemáticos, crianças surdas

Resumo

O objetivo do trabalho foi verificar o efeito de um procedimento de ensino de escolha com o modelo com resposta construída sobre aprendizagem de relações monetárias. Participaram seis crianças, com surdez neurosensorial congênita e com surdez profunda, com repertório mínimo de LIBRAS e distribuídas em dois grupos em função do desempenho no pré-teste de habilidades matemáticas: I) acertos de pelo menos 80%, e, II) acertos com desempenho de até 20%. Houve ensino entre valores em LIBRAS e preços (AB), figuras de moedas (AC), seguidos de testes com as relações simétricas (BA e CA) e testes entre preços e figuras de moedas (BC), a relação inversa (CB), entre figuras de notas e preços (DB), entre figura de moedas (CC) e figuras de notas (DD). Nos testes, em ambos os grupos, houve emergência de relações condicionais entre numerais decimais e valores monetários em LIBRAS e entre figuras de moedas e valores monetários em LIBRAS. Isso indica que, independentemente do repertório inicial, houve aprendizagem deste tipo de relação condicional monetária, sendo discutível a exigência de pré-requisitos. Nos testes houve variabilidade no responder, o que pode ter ocorrido em função da maior complexidade das relações envolvidas.

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Publicado

24/11/2016

Como Citar

Magalhães, P. G., Assis, G. A., & Rossit, R. A. (2016). Emergência de relações monetárias por meio do procedimento de ensino de escolha com o modelo com resposta construída para crianças surdas. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 18(2), 35–55. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v18i2.882

Edição

Seção

Pesquisas originais