Efeito do ensino de sentenças sobre a leitura recombinativa com compreensão: procedimento de CRMTS.

Autores

  • Ana Carolina Galvão da Fonseca UFPA
  • Grauben José Alves de Assis UFPA
  • Silvia Regina de Souza UEL

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i3.815

Palavras-chave:

Comportamento simbólico, ensino de sentenças, leitura recombinativa CRMTS

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do ensino de sentenças, por meio do procedimento de escolha de acordo com o modelo com resposta construída (CRMTS), sobre a leitura recombinativa com compreensão. Participaram cinco escolares. Inicialmente as relações AB - e AE foram ensinadas e as relações BE/EB testadas. Posteriormente, houve o ensino das relações CB e DB e do teste da relação C’B. Finalmente, a relação FB foi ensinada e as relações FB’, DC e CD testadas. A letra A representa a classe das palavras faladas, B palavras impressas, C sentenças impressas, D sentenças ditadas, E figuras, F cores, B’ palavras impressas novas e C’ sentenças impressas novas. Todos os participantes aprenderam as relações ensinadas. Três participantes responderam com 100% de acerto aos testes BE, EB e C’B e todos responderam com 100% de acerto aos testes FB’, DC e CD. Os resultados sugerem que o procedimento foi efetivo em gerar leitura recombinativa generalizada e leitura com compreensão das sentenças.

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Publicado

06/04/2016

Como Citar

Fonseca, A. C. G. da, Assis, G. J. A. de, & Souza, S. R. de. (2016). Efeito do ensino de sentenças sobre a leitura recombinativa com compreensão: procedimento de CRMTS. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 17(3), 55–69. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i3.815

Edição

Seção

Pesquisas originais