Efeito do ensino de sentenças sobre a leitura recombinativa com compreensão: procedimento de CRMTS.
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i3.815Palavras-chave:
Comportamento simbólico, ensino de sentenças, leitura recombinativa CRMTSResumo
O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do ensino de sentenças, por meio do procedimento de escolha de acordo com o modelo com resposta construída (CRMTS), sobre a leitura recombinativa com compreensão. Participaram cinco escolares. Inicialmente as relações AB - e AE foram ensinadas e as relações BE/EB testadas. Posteriormente, houve o ensino das relações CB e DB e do teste da relação C’B. Finalmente, a relação FB foi ensinada e as relações FB’, DC e CD testadas. A letra A representa a classe das palavras faladas, B palavras impressas, C sentenças impressas, D sentenças ditadas, E figuras, F cores, B’ palavras impressas novas e C’ sentenças impressas novas. Todos os participantes aprenderam as relações ensinadas. Três participantes responderam com 100% de acerto aos testes BE, EB e C’B e todos responderam com 100% de acerto aos testes FB’, DC e CD. Os resultados sugerem que o procedimento foi efetivo em gerar leitura recombinativa generalizada e leitura com compreensão das sentenças.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos desta Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer outros meios, requer autorização do Editor.
Política de Arquivamento, Compartilhamento e Reutilização de Texto Não Publicado (Preprint), Manuscrito Aceito e Versão Final Publicada
A contribuição dos autores para a RBTCC tem três versões, definidas abaixo e que podem ser arquivadas, compartilhadas e reutilizadas sob as seguintes condições:
1. Um texto não publicado ou preprint (ou ainda submissão original) é a versão do artigo do autor antes da revisão por pares. Antes da aceitação para publicação, o(s) autor(es) detém(êm) o direito de disponibilizar uma versão preprint do seu artigo: em seu próprio site pessoal; ou em um servidor de preprint em conformidade legal, tal como PsyArXiv e arXiv. Depois que o artigo for publicado, o(s) autor(es) deve(m) atualizar a nota do autor no preprint e fornecer um link para a versão definitiva na página da RBTCC, acrescentando o texto: “Esta é uma versão preprint de um artigo publicado na Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. A versão final autenticada está disponível on-line em: https://doi.org/[inserir DOI]”. A RBTCC incentiva a publicação de preprints em servidores de preprint, páginas dos autores ou páginas institucionais e a comunicação aberta entre pesquisadores, seja em servidores de preprint da comunidade ou em plataformas de comentários de preprint. A publicação de preprints não é considerada publicação prévia e não comprometerá a consideração do manuscrito para publicação na RBTCC. Os autores devem explicitar detalhes da publicação em preprint – incluindo DOI e termos de licenciamento – durante a submissão do manuscrito ou em qualquer outro momento durante o processo de publicação na RBTCC.
2. Um manuscrito aceito é a versão aceita para publicação na RBTCC após a revisão por pares, mas antes da edição e diagramação, que pode ser disponibilizada sob as seguintes condições:
(i) em seu próprio site pessoal, imediatamente após a aceitação,
(ii) para divulgação pública, após 12 meses desde a primeira publicação ("Período de Embargo"), em qualquer um dos seguintes meios: a página interna do seu empregador; nos repositórios de sua instituição e/ou de financiadores. Os manuscritos aceitos também podem ser depositados em tais repositórios imediatamente após a aceitação, desde que não sejam disponibilizados ao público até depois do Período de Embargo.
O seguinte reconhecimento deve ser incluído, juntamente com um link para a versão publicada na página da RBTCC: “Esta é uma versão pós-revisão por pares, pré-diagramação de um artigo publicado na Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. A versão final autenticada está disponível online em: http://dx.doi.org/[inserir DOI]”.
3. A versão final publicada (em PDF) é o PDF editado e diagramado pela RBTCC, a mesma versão publicada na página da revista. Ela pode ser arquivada em repositórios institucionais ou de financiadores e pode ser disponibilizado ao público imediatamente.
Quaisquer termos de reutilização para usuários de sites e repositórios (onde são publicados seus preprints ou manuscritos aceitos) são restritos a usos não comerciais e não derivativos.
Os autores não podem republicar ou traduzir qualquer versão de sua contribuição em outro periódico sem a permissão prévia do Editor Chefe da RBTCC.