Ensino de ecoico, tato e mando: uma revisão bibliográfica dos artigos do Journal of Applied Behavior Analysis (JABA)

Autores

  • Raquel Chaguri Esteves UNESP
  • Fernando Del Mando Lucchesi UNESP
  • Ana Claudia M. Almeida-Verdu UNESP

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v16i2.694

Palavras-chave:

tato, mando, ecoico, procedimentos de ensino

Resumo

A reabilitação de crianças com deficiência auditiva e implante coclear registra a necessidade da elucidação das condições necessárias para estabelecimento de repertórios como ecoico, tato e mando vocais, ainda que repertórios receptivos sejam estabelecidos rapidamente e com muito sucesso. Neste contexto foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre o ensino desses operantes verbais na base de dados do periódico JABA em três fases: levantamento inicial entre 1968 e 2012 que identificou 306 artigos; seleção dos resumos que ensinavam os operantes-alvos, com 45 artigos; e leitura e análise dos artigos selecionados. Tato e mando foram tomados como operante-alvo em 80% dos artigos e o ecoico apareceu como pré-requisito em 70%; dez artigos ensinaram mais de um operante isoladamente ou por procedimentos de transferência de controle de estímulos. Apenas dois artigos relatavam estudos com deficientes auditivos sugerindo investimento no estudo operante das condições em que a fala expressiva é estabelecida nesta população

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Publicado

21/10/2014

Como Citar

Esteves, R. C., Lucchesi, F. D. M., & Almeida-Verdu, A. C. M. (2014). Ensino de ecoico, tato e mando: uma revisão bibliográfica dos artigos do Journal of Applied Behavior Analysis (JABA). Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 16(2), 109–124. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v16i2.694

Edição

Seção

Revisões sistemáticas de literatura