Promoção de mudanças de comportamentos em crianças: O papel do automonitoramento do comportamento dos cuidadores
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v15i3.627Palavras-chave:
automonitoramento, comportamento adequado, comportamento inadequado, intervenções em famíliaResumo
O trabalho de educação comportamental com cuidadores, em diversos formatos, tem se mostrado eficaz na promoção de mudanças de comportamentos de crianças. O presente estudo se propôs a ensinar cuidadores a utilizarem estratégias de extinção e reforço, além de fazerem análises funcionais de comportamentos considerados por eles como inadequados. O estudo contou com cinco pares de cuidadores-crianças. Os cuidadores foram instruídos a observar e definir comportamentos das crianças. Em seguida, foram instruídos a observar como apresentavam consequências a comportamentos inadequados e adequados das crianças. Três das cinco famílias concluíram o programa de automonitoramento e treino de análises funcionais. Para duas das três famílias que concluíram o programa, houve remissão significativa de comportamentos inadequados em função das intervenções – reatividade ao automonitoramento e aprendizagem de análises funcionais. Para a terceira família, a mudança ocorreu já na linha de base, antes das intervenções, apenas com a prática da observação. Em todos os casos, o automonitoramento cumpriu papel relevante como ferramenta de controle dentro de um contexto de pesquisa aplicada. A quarta e a quinta família não concluíram o programa por dificuldades de comunicação escrita e por indisponibilidade para realizar as tarefas solicitadas.Downloads
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