Comportamentos-problema de uma criança vítima de abuso sexual

Autores

  • Marina Rodrigues Novais PUC GO
  • Ilma A Goulart de Souza Britto PUC GO

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v15i1.563

Palavras-chave:

análise funcional, intervenção comportamental, abuso sexual

Resumo

O presente estudo analisou funcionalmente comportamentos-problema, como fazer birra, desobedecer, emitidos por uma criança que fora vítima de abuso sexual. Para o controle experimental foi empregado o delineamento de múltiplas condições com três condições principais: atenção, sozinha e controle. As condições de atenção e sozinha foram divididas em outras subcondições. Os resultados demonstraram que a atenção social controlava os comportamentos inadequados da participante. Para o programa de tratamento, optou-se pelo uso do delineamento de reversão-replicação do tipo ABAB seguido de follow-up. Esse constituiu de uma fase de linha de base I (A), seguida da fase de intervenção (B), outra fase de linha de base II (A), seguida por outra fase de intervenção II (B). Para a intervenção, foi usado o reforçamento diferencial de comportamento alternativo (DRA), um procedimento que envolveu o reforçamento positivo de comportamentos alternativos adequados que são topograficamente diferentes dos comportamentos inadequados, combinado com a sua extinção (EXT). Por meio da intervenção houve um aumento na frequência dos comportamentos adequados, diminuindo-se a frequência dos comportamentos inadequados, podendo-se demonstrar a eficácia do programa de tratamento.

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Publicado

27/05/2013

Como Citar

Novais, M. R., & Britto, I. A. G. de S. (2013). Comportamentos-problema de uma criança vítima de abuso sexual. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 15(1), 4–19. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v15i1.563

Edição

Seção

Pesquisas originais