Validade interna em 20 estudos de caso comportamentais brasileiros sobre terapia infantil
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v7i1.45Palavras-chave:
avaliação diagnóstica, terapia comportamental infantil, estudos de caso, validade interna, diagnostic evaluation, child behavioral therapy, case studies, internal validityResumo
Aavaliação diagnóstica é umprocesso que envolve diversas atividades, realizadas pelo psicólogo, visando a uma análise funcional que oriente a seleção de objetivos e procedimentos de intervenção e forneça indicadores para avaliação posterior de sua efetividade. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os principais métodos utilizados na avaliação de crianças,emumaamostra de 20 estudos de caso comportamentais brasileiros publicados. Os estudos foram inicialmente classificados conforme os critérios de Kazdin (1982) para redução de ameaças à validade interna, em estudos naturalísticos, Tipo I, II e III, procedendo-se a uma análise descritiva e quantitativa dos métodos de avaliação utilizados. Houveumapredominância de estudos naturalísticos e do Tipo I e do uso de entrevistas iniciais com os pais, a criança e a observação direta de criançaemterapia, com menor proporção de registros e instrumentos padronizados. São discutidos alguns fatores relacionados à escolha desses métodos e sugeridas questões de pesquisa.Downloads
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