Contexto como determinante de comportamentos verbais públicos.
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v12i1/2.417Palavras-chave:
Contextos verbais e não verbais, Comportamento verbal, Episódio verbalResumo
O presente estudo verificou como contextos verbais (instruções), e não verbais (objetos), exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Participaram desse estudo 10 alunos universitários com idades entre 19 e 26 anos. Os participantes foram expostos a quatro condições experimentais em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas Condições 1, 2 e 3 foi apresentada a instrução “Queime logo esta ponta aí.”, sendo que, nas Condições 2 e 3, também foram apresentados estímulos não verbais. Na Condição 4, foi apresentada a instrução “Queime logo esta ponta aí. Calma senhor, senão acabo estragando a roupa”. Os participantes, a cada condição, foram solicitados a apresentarem por escrito suas respostas. Verificou-se que as variáveis manipuladas como contexto controlaram as respostas verbais dos participantes, isto é, estes passaram a emitir respostas verbais relacionadas aos estímulos verbais e não verbais apresentados a cada condição experimental. Explicações do controle contextual levaram em consideração os princípios de discriminação, generalização e relações condicionais arbitrárias.Downloads
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