A COMPLEXIDADE DA ANÁLISE DE PADRÕES SOCIAIS

UM ESTUDO DE CASO DE UMA ADULTA AUTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v26i1.1981

Palavras-chave:

Análise Aplicada do Comportamento, Análise do Comportamento, Autismo

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por déficits em interações sociais, de comunicação e excessos em comportamentos repetitivos e interesses restritos. Estudos sugerem que pessoas adultas no espectro autista, não diagnosticadas na infância, podem desenvolver classes de operantes adaptativos que mascaram dificuldades sociocomunicativas, fenômeno denominado de camuflagem. Os padrões de comportamento podem resultar em inclusão social e comorbidades, como ansiedade e depressão. O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de caso clínico e análise conceitual de comportamentos observados no ambiente natural, relativos ao TEA, utilizando a análise funcional, com princípios da análise do comportamento. Uma análise histórica e situacional possibilita intervir em padrões de comportamento que resultam em sofrimento, com metas terapêuticas de mudanças comportamentais sem impacto negativo individual e social. A partir da Terapia Analítico-Comportamental, um caso clínico de uma jovem autista mostrou o desenvolvimento de padrões de comportamentos sociais, com reversão de comorbidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laércia, Universidade de Brasilia

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1985), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1999) e Pós-doutorado Universidade Federal de São Carlos (2017-2018). Professora Associada 3 do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB), Instituto de Psicologia (IP), da Universidade de Brasília (UnB) onde atua nos cursos de graduação, e no Programa de Pós-graduação em Ciências do Comportamento. 

Downloads

Publicado

31/01/2025

Como Citar

dos Santos Gomes de Matos Costa, M., & Abreu Vasconcelos, L. (2025). A COMPLEXIDADE DA ANÁLISE DE PADRÕES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA ADULTA AUTISTA. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 26(1), e241981. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v26i1.1981

Edição

Seção

Estudos de Caso