Elementos fundamentais para a aquisição de operantes verbais por bebês: análise comportamental da “atenção compartilhada”

Autores

  • Thais Porlan de Oliveira
  • Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i2.195

Palavras-chave:

Tato, Mando, Atenção compartilhada, Crianças pequenas, Tact, Mand, Joint attention, Infants.

Resumo

O estudo comportamental da linguagem pressupõe considerar as contingências operantes para a aquisição do repertório de responder à relação entre estímulos tal como se propõe para quaisquer outros comportamentos. Entretanto, um dos desafios para os avanços da proposta de Skinner sobre o comportamento verbal é a busca de explicações para a descrição dos componentes essenciais na aquisição e manutenção do repertório verbal pelas crianças pequenas. Superar tal desafio implica, entre outras coisas, investir na interlocução entre a concepção comportamental dos operantes verbais com outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, a Psicologia do Desenvolvimento. O presente trabalho propõe que uma análise operante da “atenção compartilhada” desempenharia papel de elemento fundamental para a aquisição de operantes verbais, especificamente mandos e tatos, pelos bebês. Este exame parece frutífero tanto para a análise do impacto de aspectos do livro Verbal Behavior para a explicação teórica dos componentes essenciais da aquisição da linguagem, como para o progresso de investigações empíricas sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/07/2007

Como Citar

Oliveira, T. P. de, & Gil, M. S. C. de A. (2007). Elementos fundamentais para a aquisição de operantes verbais por bebês: análise comportamental da “atenção compartilhada”. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 9(2), 217–225. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i2.195

Edição

Seção

Pesquisas originais