Avaliação da Aplicabilidade de um Serviço-Escola em Análise do Comportamento Aplicada para crianças com autismo em um modelo de Telessaúde
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v26i1.1865Palavras-chave:
análise do comportamento aplicada, TEA, TelessaúdeResumo
Essa pesquisa objetivou descrever uma proposta de serviço escola de uma universidade pública de intervenção em Análise do Comportamento Aplicada via telessaúde, com foco na capacitação de cuidadores para atuarem como agentes ativos no processo de intervenção de suas crianças com Transtorno do Espectro Autista. Participaram quatro crianças, com idades entre 2 e 8 anos. Os instrumentos foram: O Inventário Portage e um instrumento de Medida de satisfação. Estudantes de graduação e de pós-graduação do curso de Psicologia atuaram como tutoras na aplicação dos programas de ensino. Todos os participantes apresentaram aumento no desempenho em algumas ou em todas as áreas trabalhadas. A medida de satisfação dos cuidadores foi favorável ao serviço oferecido. Os dados indicam que esse modelo pode servir de base para novas propostas que envolvam universidades públicas com intuito de ampliar acesso a serviços gratuitos, públicos e efetivos em ABA no contexto brasileiro.
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