Avaliação da Aplicabilidade de um Serviço-Escola em Análise do Comportamento Aplicada para crianças com autismo em um modelo de Telessaúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v26i1.1865

Palavras-chave:

análise do comportamento aplicada, TEA, Telessaúde

Resumo

Essa pesquisa objetivou descrever uma proposta de serviço escola de uma universidade pública de intervenção em Análise do Comportamento Aplicada via telessaúde, com foco na capacitação de cuidadores para atuarem como agentes ativos no processo de intervenção de suas crianças com Transtorno do Espectro Autista. Participaram quatro crianças, com idades entre 2 e 8 anos. Os instrumentos foram: O Inventário Portage e um instrumento de Medida de satisfação. Estudantes de graduação e de pós-graduação do curso de Psicologia atuaram como tutoras na aplicação dos programas de ensino. Todos os participantes apresentaram aumento no desempenho em algumas ou em todas as áreas trabalhadas. A medida de satisfação dos cuidadores foi favorável ao serviço oferecido. Os dados indicam que esse modelo pode servir de base para novas propostas que envolvam universidades públicas com intuito de ampliar acesso a serviços gratuitos, públicos e efetivos em ABA no contexto brasileiro.

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Biografia do Autor

Camila Domeniconi, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos (início em 2006). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Realizou dois estágios de pós doutorado: Universidade do Minho (2010) e Universidade de Barcelona (2016). Bolsista Produtividade do Cnpq.

Amanda Cristina dos Santos Pereira, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Educação Especial pela UFSCar. Especialista em Psicopedagogia Clínica pela FAVENI. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada à educandos com transtorno do espectro do autismo e atraso no desenvolvimento (LAHMIEI/UFSCar). Doutorado em Psicologia em andamento na UFSCar. Atua como supervisora em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) de profissionais da saúde e educação.

Lucas Cordeiro Lins, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Graduação em Psicologia

Atualmente é estagiário da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Psicologia clínica, com ênfase em Terapia Analítico Comportamental

Marcelo Afonso Keller Ferreira Lima, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), realiza atividades de pesquisa no Laboratório de Psicologia da Aprendizagem (LPA-UFSCar) e no Laboratório de Estudos do Comportamento Humano (LECH-UFSCar). Atual membro da Comissão Organizadora da Jornada de Análise do Comportamento UFSCar e da Dose Behaviorista. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise experimental do comportamento, comportamento verbal, comportamento cooperativo, esquemas de reforçamento e aprendizagem relacional.

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Publicado

10/12/2024

Como Citar

de Vasconcelos, N., Domeniconi, C., dos Santos Pereira, A. C., Cordeiro Lins, L., & Keller Ferreira Lima, M. A. (2024). Avaliação da Aplicabilidade de um Serviço-Escola em Análise do Comportamento Aplicada para crianças com autismo em um modelo de Telessaúde. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 26(1), e241865. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v26i1.1865

Edição

Seção

Pesquisas originais