Ensino de habilidades necessárias em empregos para adolescentes e adultos com TEA: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Ensino de habilidades vocacionais para pessoas com TEA

Autores

Palavras-chave:

TEA, adultos, habilidades vocacionais, adolescentes, análise do comportamento

Resumo

Pesquisas analítico-comportamentais vêm sendo desenvolvidas para ensinar habilidades e reduzir excessos comportamentais em pessoas com TEA. De forma a compreender quais intervenções são utilizadas para incluir essas pessoas em ambientes vocacionais, este estudo mapeou a literatura através da realização de uma revisão sistemática da literatura embasada no PRISMA. Foram consultados os bancos de dados da Wiley, PubMed e ERIC referentes ao período de 1968 a 2023. Do total de documentos identificados, 14 atenderam aos critérios de elegibilidade. Esses estudos foram analisados considerando o perfil dos participantes, tipo de intervenção, comportamento-alvo, principais resultados e medidas de validação social, manutenção e generalização. Observou-se que o ensino de competências laborais vem sendo implementado por meio do uso de videomodelação, contudo tais estudos ainda são escassos. Por fim, são sugeridas pesquisas futuras sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24/07/2024

Como Citar

do Carmo, T. R., Silva, Álvaro J. M. e, Guimarães, M. S. da S., Castro, R. M. L. de, Barros, R. da S., & Martins, T. E. M. (2024). Ensino de habilidades necessárias em empregos para adolescentes e adultos com TEA: Uma Revisão Sistemática da Literatura: Ensino de habilidades vocacionais para pessoas com TEA. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 26(1), e241859. Recuperado de https://rbtcc.com.br/RBTCC/article/view/1859

Edição

Seção

Revisões sistemáticas de literatura