Efeitos da Relação Supervisor-Supervisionando sobre a Qualidade da Supervisão e o Alcance dos seus Resultados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1791

Palavras-chave:

supervisão, formação de terapeutas, terapias comportamentais

Resumo

A supervisão em psicoterapia é uma intervenção que objetiva avaliar, aprimorar e certificar o desempenho de um colega. O objetivo deste estudo foi investigar como a supervisão impacta o supervisor e o supervisionando como profissionais em modos que extrapolam a meta original de promover o desempenho clínico do supervisionando. Foram entrevistados 20 psicólogos clínicos, dos quais 10 são supervisores e 10 são supervisionandos. Fragmentos de fala foram codificados e categorizados seguindo os preceitos da grounded theory. Os resultados sugerem que o estilo de se relacionar do supervisor influencia o processo de aprendizagem do terapeuta, gera novas perspectivas e ajuda a construir a sua identidade profissional. O desempenho do supervisionando, os desafios encontrados na prática e as semelhanças entre supervisão e terapia impulsionam o crescimento do supervisor em diversas dimensões. Esses resultados apoiam uma compreensão da supervisão como um processo interpessoal de influência mútua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05/04/2023

Como Citar

Queiroz, L. B., & Vandenberghe, L. M. A. (2023). Efeitos da Relação Supervisor-Supervisionando sobre a Qualidade da Supervisão e o Alcance dos seus Resultados. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 24(1), 1–15. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1791

Edição

Seção

Pesquisas originais