Descrição do atendimento de uma criança com déficit em habilidades sociais

Autores

  • Caroline Mota Branco
  • Eleonora Arnaud Pereira Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v8i1.17

Palavras-chave:

estudo de caso, terapia comportamental infantil, déficit em habilidades sociais, Timidez, fobia social, case study, child behavior therapy, deficit in social skills, shyness, social phobia

Resumo

O presente trabalho descreve o estudo de caso clínico de uma criança com Déficit em Habilidades Sociais (DHS), aplicado por uma terapeuta estagiária em formação, de acordo com o modelo da Terapia Comportamental Infantil (TCI). O manejo terapêutico baseou-se fundamentalmente no relato de contingências, utilizando técnicas direcionadas ao Treinamento em Habilidades Sociais (TSH). Ao final de 20 sessões, progressos comportamentais significativos foram relatados, especialmente em relação ao ajustamento do paciente em seu contexto ambiental. Apesar dos progressos identificados, o cliente manteve o padrão de comportamento governado por regras imprecisas, sendo então recomendada a continuação da terapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/02/2006

Como Citar

Branco, C. M., & Ferreira, E. A. P. (2006). Descrição do atendimento de uma criança com déficit em habilidades sociais. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 8(1), 25–37. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v8i1.17

Edição

Seção

Pesquisas originais