Comportamentos referentes à docência de ensino superior desenvolvidos por estudantes de Programas brasileiros de Pós-graduação Stricto Sensu de Análise do Comportamento
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1667Palavras-chave:
formação docente, ensino de análise do comportamento, pós-graduação stricto sensu, aprendizagem de nível superiorResumo
Os programas de pós-graduação stricto sensu possuem duas funções principais: produzir conhecimento científico e filosófico e formar docentes de nível superior. O objetivo deste estudo foi avaliar o quanto os egressos de Programas de Pós-Graduação em Análise do Comportamento aprenderam as classes de comportamentos referentes à atuação docente de nível superior. Participaram 78 egressos de programas de mestrado e doutorado, de 11 instituições brasileiras, que responderam a um questionário online. Como resultados, os programas de mestrado e doutorado estão desenvolvendo em seus alunos comportamentos relativos à prática docente, porém há possibilidades de aprimoramento, em especial nos programas de doutorado. Os dados também evidenciam que as aprendizagens dessas classes de comportamentos ocorrem mais em disciplinas do que em estágios de docência, além de indicar quais classes de comportamentos são mais relevantes. Sugere-se aos programas criar ou aperfeiçoar condições para que as aprendizagens adquiridas pelos alunos durante o mestrado possam ser maximizadas no doutorado.
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