Comportamentos referentes à docência de ensino superior desenvolvidos por estudantes de Programas brasileiros de Pós-graduação Stricto Sensu de Análise do Comportamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1667

Palavras-chave:

formação docente, ensino de análise do comportamento, pós-graduação stricto sensu, aprendizagem de nível superior

Resumo

Os programas de pós-graduação stricto sensu possuem duas funções principais: produzir conhecimento científico e filosófico e formar docentes de nível superior. O objetivo deste estudo foi avaliar o quanto os egressos de Programas de Pós-Graduação em Análise do Comportamento aprenderam as classes de comportamentos referentes à atuação docente de nível superior. Participaram 78 egressos de programas de mestrado e doutorado, de 11 instituições brasileiras, que responderam a um questionário online. Como resultados, os programas de mestrado e doutorado estão desenvolvendo em seus alunos comportamentos relativos à prática docente, porém há possibilidades de aprimoramento, em especial nos programas de doutorado. Os dados também evidenciam que as aprendizagens dessas classes de comportamentos ocorrem mais em disciplinas do que em estágios de docência, além de indicar quais classes de comportamentos são mais relevantes. Sugere-se aos programas criar ou aperfeiçoar condições para que as aprendizagens adquiridas pelos alunos durante o mestrado possam ser maximizadas no doutorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabele Pereira Andrade de Souza, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de graduação em Psicologia – UFPR.

Giovanna Storrer, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de graduação em Psicologia – UFPR

Bruno Henrique dos Santos Pereira, Universidade Federal do Paraná

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Psicologia - UFPR.

Débora Thais Klein, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia - UFPR

Downloads

Publicado

04/04/2022

Como Citar

de Luca, G. G., Souza, I. P. A., Storrer, G., Pereira, B. H. S., & Klein, D. T. (2022). Comportamentos referentes à docência de ensino superior desenvolvidos por estudantes de Programas brasileiros de Pós-graduação Stricto Sensu de Análise do Comportamento. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 24(1), 1–23. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1667

Edição

Seção

Seção Especial: História e Ensino da Análise do Comportamento