Contribuições da Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos para capacitar futuros docentes de ensino superior a programar ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1648

Palavras-chave:

Programação de ensino, formação docente, ensino superior

Resumo

A pós-graduação stricto sensu é caracterizada por capacitar profissionais a atuarem como docentes e pesquisadores. No entanto, parece haver ênfase no desenvolvimento de repertórios de pesquisa em detrimento de repertórios de ensino, os quais poderiam subsidiar a prática profissional de futuros docentes. Este trabalho objetivou examinar a aplicação de princípios da Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos em uma disciplina de pós-graduação stricto sensu para capacitar estudantes a programar condições de ensino. São descritas as etapas de desenvolvimento da disciplina, desde a caracterização das necessidades de aprendizagem até a construção e aplicação do programa de ensino, examinando a aplicação dos princípios da AEC nesse processo. Discute-se a relevância e as implicações do embasamento científico na prática docente por meio da utilização de princípios e procedimentos derivados da AEC.

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Publicado

04/04/2022

Como Citar

Sahão, F. T., Gonçalves, V. M., Panosso, M. G., & Kienen, N. (2022). Contribuições da Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos para capacitar futuros docentes de ensino superior a programar ensino. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 24(1), 1–28. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1648

Edição

Seção

Seção Especial: História e Ensino da Análise do Comportamento