Um Esboço Geral da Teoria do Desenvolvimento do Comportamento Verbal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1646

Palavras-chave:

Verbal Behavior Developmental Theory, Bidirectional Naming, BiN, conditioned reinforcers, behavioral cusps and capabilities

Resumo

O Comportamento Verbal, de B. F. Skinner, é a base para a compreensão da linguagem e da comunicação na Análise do Comportamento. A Teoria do Desenvolvimento do Comportamento Verbal (VBDT) consiste em um corpo crescente de pesquisas empíricas que se fundamenta nesta base e a expande, incorporando a Teoria da Nomeação e a Teoria das Molduras Relacionais (RFT). A VBDT identifica e organiza marcos do desenvolvimento da linguagem em uma trajetória de cúspides comportamentais e cúspides que são novas capacidades de aprendizagem, criando uma compreensão abrangente sobre como os indivíduos aprendem a linguagem. Histórias específicas de ensino levam à aquisição de novos reforçadores condicionados, e assim surgem novas cúspides e capacidades. A VBDT não apenas identifica e descreve esses marcos, como também inclui protocolos específicos, baseados em pesquisa, para induzir cúspides e capacidades de aprendizagem capazes de resolver problemas de aprendizagem. Este artigo descreve cada cúspide e capacidade conforme foram identificadas na pesquisa até agora e resume os princípios e conceitos básicos dos quais foram derivadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04/04/2022

Como Citar

Conceição, D. B., Greer, R. D., & Moschella, J. L. (2022). Um Esboço Geral da Teoria do Desenvolvimento do Comportamento Verbal. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 24(1), 1–39. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1646

Edição

Seção

Artigos Conceituais