O uso da Análise do Comportamento no planejamento e aplicação de uma disciplina de Análise do Comportamento
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1637Palavras-chave:
Ensino de Análise do Comportamento, Ensino Superior, PCDC, Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos, PSIResumo
Este trabalho relata a programação, implementação e avaliação de uma disciplina de Análise do Comportamento aplicada à educação, para estudantes de Psicologia. A meta era empregar na disciplina, realizada de forma remota emergencial, os próprios princípios comportamentais ensinados ao longo dela. Apresenta-se a organização da disciplina e os principais resultados referentes ao desempenho e aproveitamento dos alunos, avaliação e feedback da disciplina, e a identificação feita por eles dos princípios comportamentais empregados. Destaca-se como resultados a alta coerência entre os princípios programados pelos professores e os identificados pelos alunos. Discutem-se ferramentas para capacitar futuros profissionais a atuarem a partir dos princípios analítico-comportamentais, ao mesmo tempo que se incentiva os analistas do comportamento a empregarem, eles mesmos, esses princípios em suas salas de aula, de forma a tanto produzir aprendizagem significativa dos alunos quanto divulgar a atualidade e viabilidade do PSI e da PCDC no ensino superior.
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