O uso da Análise do Comportamento no planejamento e aplicação de uma disciplina de Análise do Comportamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1637

Palavras-chave:

Ensino de Análise do Comportamento, Ensino Superior, PCDC, Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos, PSI

Resumo

Este trabalho relata a programação, implementação e avaliação de uma disciplina de Análise do Comportamento aplicada à educação, para estudantes de Psicologia. A meta era empregar na disciplina, realizada de forma remota emergencial, os próprios princípios comportamentais ensinados ao longo dela. Apresenta-se a organização da disciplina e os principais resultados referentes ao desempenho e aproveitamento dos alunos, avaliação e feedback da disciplina, e a identificação feita por eles dos princípios comportamentais empregados. Destaca-se como resultados a alta coerência entre os princípios programados pelos professores e os identificados pelos alunos. Discutem-se ferramentas para capacitar futuros profissionais a atuarem a partir dos princípios analítico-comportamentais, ao mesmo tempo que se incentiva os analistas do comportamento a empregarem, eles mesmos, esses princípios em suas salas de aula, de forma a tanto produzir aprendizagem significativa dos alunos quanto divulgar a atualidade e viabilidade do PSI e da PCDC no ensino superior. 

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Publicado

19/12/2022

Como Citar

Freitas, M. C., Sahão, F. T., & Fieldkircher, F. P. (2022). O uso da Análise do Comportamento no planejamento e aplicação de uma disciplina de Análise do Comportamento. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1–23. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1637

Edição

Seção

Seção Especial: História e Ensino da Análise do Comportamento