Sistema Personalizado de Ensino e os Cursos Online Abertos e Massivos

aspectos históricos e conceptuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1621

Palavras-chave:

análise do comportamento, cursos online, MOOC, PSI, educação a distância

Resumo

A partir da história de desenvolvimento do Sistema Personalizado de Ensino (PSI) e dos Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs), este trabalho apresenta as práticas definidoras e norteadoras do PSI e dos MOOCs e destaca contextos nos quais o PSI e seus precursores foram aplicados de forma mediada por computadores e a importância dessas aplicações para o desenvolvimento da Educação a Distância. Define-se MOOCs como cursos caracterizados por serem irrestritos quanto ao número de aprendizes, não possuírem restrições de entrada, tais como taxas ou exigências de certificados, e se desenvolverem totalmente em ambiente online, enquanto o PSI é uma tecnologia de ensino que tem como práticas: ritmo individualizado na realização das atividades, unidades de ensino interdependentes, exigência de pleno domínio sobre o repertório ensinado, palestras como veículo de motivação, ênfase na palavra escrita, sistema de monitoria, avaliações práticas e objetivos baseados em demandas sociais específicas. Em nossa análise, verificamos que a história de desenvolvimento do PSI e dos MOOCs os aproximam e distanciam em diversos momentos, mas que, além de possível, uma junção dessas práticas pode ser benéfica a ambas, desde que alguns cuidados sejam tomados.

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Biografia do Autor

Vitor Duncan Marinho, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

Maria do Carmo Guedes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Ciências Humanas/Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Programa de Psicologia Social e no Programa de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento.

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Publicado

19/12/2022

Como Citar

Marinho, V. D., & Guedes, M. do C. (2022). Sistema Personalizado de Ensino e os Cursos Online Abertos e Massivos: aspectos históricos e conceptuais. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1–19. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1621

Edição

Seção

Seção Especial: História e Ensino da Análise do Comportamento