Sistema Personalizado de Ensino e os Cursos Online Abertos e Massivos
aspectos históricos e conceptuais
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1621Palavras-chave:
análise do comportamento, cursos online, MOOC, PSI, educação a distânciaResumo
A partir da história de desenvolvimento do Sistema Personalizado de Ensino (PSI) e dos Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs), este trabalho apresenta as práticas definidoras e norteadoras do PSI e dos MOOCs e destaca contextos nos quais o PSI e seus precursores foram aplicados de forma mediada por computadores e a importância dessas aplicações para o desenvolvimento da Educação a Distância. Define-se MOOCs como cursos caracterizados por serem irrestritos quanto ao número de aprendizes, não possuírem restrições de entrada, tais como taxas ou exigências de certificados, e se desenvolverem totalmente em ambiente online, enquanto o PSI é uma tecnologia de ensino que tem como práticas: ritmo individualizado na realização das atividades, unidades de ensino interdependentes, exigência de pleno domínio sobre o repertório ensinado, palestras como veículo de motivação, ênfase na palavra escrita, sistema de monitoria, avaliações práticas e objetivos baseados em demandas sociais específicas. Em nossa análise, verificamos que a história de desenvolvimento do PSI e dos MOOCs os aproximam e distanciam em diversos momentos, mas que, além de possível, uma junção dessas práticas pode ser benéfica a ambas, desde que alguns cuidados sejam tomados.
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