Treino de Operantes Verbais no Ensino de Vocabulário em uma Segunda Língua: Revisão Sistemática de Estudos Experimentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1574

Palavras-chave:

operantes verbais, segunda língua, comportamento verbal, bilinguismo, revisão sistemática, experimentos

Resumo

Esta revisão sistemática compilou os resultados de experimentos que avaliaram o treino de operantes verbais na aquisição de vocabulário em um segundo idioma. Foram consultadas as bases de dados Medline Complete, Pubmed, PsycINFO e Web of Science, no dia 07 de janeiro de 2021, sem delimitação de ano de publicação. As palavras-chave utilizadas foram: “verbal operant*”, “mand”, “tact”, “intraverbal”, “echoic”, “textual behavior”, “taking dictation”, “dictation-taking”, “autoclitic”, “second language", "foreign language", "bilingualism" e "bilingual". Foram incluídos 18 artigos, totalizando na análise de 21 experimentos. Os resultados apresentam evidências de eficácia do treino de tato e de intraverbais na aquisição de vocabulário em língua estrangeira, incluindo relações emergentes. Os resultados do treino de ouvinte são menos consistentes. Há escassez de estudos avaliando os treinos de ecoico, mando e autoclítico. Esta revisão avança ao sistematizar evidências que apontam para a eficácia de técnicas comportamentais no ensino de vocabulário em uma segunda língua.

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Publicado

19/12/2022

Como Citar

Silva, K., Vichi, C., & Sampaio, L. (2022). Treino de Operantes Verbais no Ensino de Vocabulário em uma Segunda Língua: Revisão Sistemática de Estudos Experimentais. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1–15. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1574

Edição

Seção

Revisões sistemáticas de literatura