Avaliação de uma intervenção analítico-comportamental para meninas em acolhimento institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1569

Palavras-chave:

intervenção, acolhimento institucional, adolescentes, feminino

Resumo

O acolhimento institucional é a realidade de muitas crianças e adolescentes que foram retiradas do ambiente familiar. Por estarem expostos a múltiplos fatores de risco, têm grande probabilidade de apresentar problemas de comportamento. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi avaliar uma intervenção analítico-comportamental para meninas em acolhimento institucional. Participaram 10 adolescentes do sexo feminino entre 12 e 17 anos em situação de acolhimento na cidade de Curitiba e região metropolitana. A intervenção foi avaliada pelos instrumentos YSR, TDE II e IEP. A intervenção teve 15 sessões que consistiu na adaptação do Programa de Comportamento Moral (Gomide, 2010) para as adolescentes. Observou-se redução de problemas de comportamento com tamanho de efeito médio (d=0,650). Também houve aumento em todas as categorias do TDE. Destaca-se a importância de desenvolver pesquisas direcionadas as especificidades da população feminina que se encontra acolhida em instituições. Estudos com uma maior amostra são recomendados.

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Publicado

04/04/2022

Como Citar

Valin, T. A. F., & Rocha, G. M. (2022). Avaliação de uma intervenção analítico-comportamental para meninas em acolhimento institucional. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 24(1), 1–16. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1569

Edição

Seção

Pesquisas originais