Síndrome de Tourette: Relato de caso à luz da análise do comportamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1493

Palavras-chave:

Tiques, Análise do comportamento, Tratamento, Psicoterapia

Resumo

A síndrome de Tourette é um transtorno do neurodesenvolvimento com bases neurológicas e emocionais importantes para a manifestação dos tiques. Este relato de caso objetiva descrever o atendimento psicoterápico analítico-comportamental infantil realizado em uma clínica-escola. Partindo da análise funcional dos comportamentos-problemas, utilizou-se técnicas de intervenção como a reversão de hábitos, o DRO, treino de habilidades sociais e treino parental. Contabilizamos os tiques de todas as sessões e dividimo-las em duas etapas: observação e intervenção, fazendo o quartil. Como resultados, vimos que a faixa mais baixa de tiques da primeira etapa é significativamente maior do que a segunda. Ademais, quando comparamos as faixas de valores mínimos e máximos das duas etapas, usando o teste Mann-Whitney, encontramos diferença significativa (p = 0,0105). Portanto, pode-se dizer que as intervenções realizadas tiveram um resultado satisfatório. Porém, são necessários estudos clínicos randomizados e longitudinais que verifiquem a eficácia do tratamento à médio e longo prazo.

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Publicado

04/04/2022

Como Citar

Vatanabe, E. P., & Fonseca, J. (2022). Síndrome de Tourette: Relato de caso à luz da análise do comportamento. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 24(1), 1–17. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1493

Edição

Seção

Estudos de Caso