Efeitos dos procedimentos de videofeedback e modelação em vídeo na mudança de comportamentos maternos

Autores

  • Cynthia Borges de Moura
  • Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
  • Fernanda Marques Jacovozzi
  • Kamila Alves da Silva
  • Ligia Tristão Casanova

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i1.149

Palavras-chave:

, modelação em vídeo, videofeedback, orientação de pais, video modeling, parent training

Resumo

Este trabalho tem como objetivo comparar os resultados do uso dos procedimentos de videofeedback e modelação em vídeo na orientação de mães de crianças pré-escolares quanto à agilidade na produção de mudanças nos comportamentos relacionados ao uso do reforçamento diferencial (aumentar a atenção positiva para comportamentos apropriados e diminuir a atenção negativa e punição aos comportamentos inadequados). Participaram duas díades mãe e filho. As crianças tinham três e quatro anos, com problemas de comportamento externalizante e internalizante, respectivamente. O procedimento consistiu em orientar as mães, alternando os procedimentos de videofeedback e modelação em vídeo, tomando-se medidas observacionais repetidas entre as sessões. Nos dois casos, a modelação em vídeo apresentou resultados superiores. Os resultados demonstraram que assistir a um terapeuta proficiente dando modelo das habilidades-alvo à mãe é relevante para a percepção das mudanças imediatas no comportamento da criança, em função de alterações simples no padrão de interação.

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Publicado

01/02/2007

Como Citar

Moura, C. B. de, Silvares, E. F. de M., Jacovozzi, F. M., Silva, K. A. da, & Casanova, L. T. (2007). Efeitos dos procedimentos de videofeedback e modelação em vídeo na mudança de comportamentos maternos. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 9(1), 115–128. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i1.149

Edição

Seção

Pesquisas originais