Desenvolvendo Habilidades Sociais em Ambiente Escolar: uma proposta envolvendo o Good Behavior Game

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1464

Palavras-chave:

good behavior game, habilidades sociais, habilidades socioemocionais, Psicologia Escolar, Reforço Positivo

Resumo

O Good Behavior Game (GBG) é uma técnica de gerenciamento com o objetivo reduzir/prevenir comportamentos disruptivos em contexto educacional. Este estudo buscou verificar se o uso de estratégias baseadas em uma variação do GBG facilitaria o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais reforçados positivamente em alunos do quinto ano. O delineamento experimental foi dividido em duas fases: uma semana de linha de base para verificar a frequência de emissão dos comportamentos a serem avaliados; e quatro semanas de observações para computação de pontos das equipes quanto aos comportamentos desejáveis. Ao final de cada semana de observação, entregaram-se premiações à equipe vencedora. Os resultados mostraram que a utilização do reforço positivo é importante para o desenvolvimento de habilidades e competências sociais, em contexto escolar. Conclui-se que a variação positiva do GBG produz um ambiente propício ao processo cognitivo e relacional dos alunos.

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Publicado

19/12/2022

Como Citar

Guimarães, J. R., Gonçalves, R. P. W., & Nascimento, G. S. (2022). Desenvolvendo Habilidades Sociais em Ambiente Escolar: uma proposta envolvendo o Good Behavior Game. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1–14. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1464

Edição

Seção

Seção Especial: Análise do Comp., Teoria dos Jogos e Economia Comportamental