Equivalência de estímulos elucida como propagandas influenciam o comportamento alimentar infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v22i1.1422

Palavras-chave:

Equivalência de estímulos, Comportamento alimentar infantil, Propaganda

Resumo

O objetivo foi replicar o estudo de Santos e de Rose (2018) que investigaram a influência de personagens sobre as escolhas alimentares de crianças. Foram formadas duas classes de estímulos equivalentes, uma com personagem do qual a criança gostava (A1) e outra do qual não gostava (A2). Cada classe tinha três estímulos, personagens (A1 e A2), figuras geométricas (B1 e B2) e símbolos abstratos (C1 e C2). Também um Símbolo Novo (SN) e a imagem de uma Marca Conhecida (MC) pela criança. Participaram 13 crianças, das quais seis concluíram o estudo. Foram conduzidos três testes de escolha e de preferência entre dois potes transparentes com o mesmo alimento: C1xC2, C2xSN e C1xMC. Os resultados replicaram Santos e de Rose (2018) no Teste 1 e em parte do Teste 2, tendo sido diferentes no Teste 3. A equivalência de estímulos revelou-se eficaz no estudo de variáveis determinantes do comportamento alimentar infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11/09/2020

Como Citar

Oliveira, Y. N., Ribeiro, K. L., Magalhães, T. S., Costa, M. D. de S., Henklain, M. H. de O., & Garcia, R. V. B. (2020). Equivalência de estímulos elucida como propagandas influenciam o comportamento alimentar infantil. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 22(1). https://doi.org/10.31505/rbtcc.v22i1.1422

Edição

Seção

Pesquisas originais