Transferência de Função de Estímulo na Resolução de Problemas do Tipo Insight em Ratos
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v22i1.1286Palavras-chave:
resolução de problemas; formação de classes; transferência de função de estímulos; recombinação de repertórios; insightResumo
Este estudo investigou o possível papel da formação de classes sobre a transferência de função de estímulos no controle de diferentes respostas de resolução de um problema em Rattus norvegicus. O problema consistia em uma tarefa de empurrar um cubo, subir no cubo e puxar uma corrente. Todos os sujeitos foram treinados nas habilidades de teste. O grupo PS (puxar o spot) passou por um treino de puxar spot, o sujeito NPS1 do grupo NPS (não puxar o spot) foi treinado a focinhar o spot e NPS2 não teve treino adicional. Todos os sujeitos resolveram a tarefa. O treino de puxar o spot não se mostrou crítico para a resolução do problema e não favoreceu o desempenho dos sujeitos (PS1 e PS2) submetidos a esse procedimento. Os dados não sustentam que a resolução de problemas do tipo insight possa ser exclusivamente atribuída à formação de classes entre estímulos e respostas.
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