A behavior-analytic perspective on development
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i4.1277Palavras-chave:
análise do comportamento, psicologia cognitiva, psicologia do desenvolvimento, teoria, falácia nominal, parcimônia, reificaçãoResumo
Neste artigo, descrevo como minha perspectiva analítico-comportamental da infância e do desenvolvimento
infantil evoluiu como uma teoria analítico-comportamental do desenvolvimento. Começo descrevendo como
minha abordagem para o ensino do desenvolvimento infantil mudou de um foco na análise do comportamento
para o ensino de habilidades de pensamento crítico que possibilitariam aos estudantes avaliar a pesquisa e a
teoria tradicional de desenvolvimento, tornando uma perspectiva analítico-comportamental mais atrativa.
Descrevo as habilidades de pensamento crítico que ensino aos estudantes, como a falácia nominal, raciocínio
circular, a reificação e a parcimônia. Contrasto a abordagem tradicional de pesquisa e teoria do
desenvolvimento infantil com a abordagem analítico-comportamental. Em particular, aponto as diferenças
entre os delineamentos experimentais entre-sujeitos utilizados por pesquisadores do desenvolvimento e os
delineamentos intrassujeito usados pelos analistas do comportamento, em termos de validade interna e externa,
e sua implicação para a construção da teoria. Argumento que, por ser indutiva e derivada de décadas de
pesquisa experimental, a teoria analítico-comportamental é o melhor caminho para alcançar os objetivos de
predição, controle e compreensão, podendo gerar tecnologias mais promissoras de mudança do
comportamento.
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