Treino de cuidadores para manejo de comportamentos inadequados de crianças com transtorno do espectro do autismo

Autores

  • Mariane Sarmento da Silva Guimarães Universidade Federal do Pará
  • Tatiana Evandro Monteiro Martins Universidade Federal do Pará
  • Sara Ingrid Cruz Keuffer Universidade Federal do Pará
  • Malena Russelakis Carneiro Costa Universidade Federal do Pará
  • Juliana Lima Lobato Universidade Federal do Pará
  • Álvaro Júnior Melo e Silva Universidade Federal do Pará
  • Carlos Barbosa Alves de Souza Universidade Federal do Pará
  • Romariz da Silva Barros Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i3.1217

Palavras-chave:

comportamentos inadequados, transtorno do espectro do autismo, treino de cuidadores, videomodelação

Resumo

Este estudo avaliou a eficácia de um conjunto de procedimentos de ensino, composto por videomodelação, instrução escrita e role-play com feedback imediato, para ensinar cuidadores a manejar comportamentos inadequados emitidos por crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA). Foi aplicado um delineamento de linha de base múltipla entre dois pares de cuidadores. A variável dependente foi a precisão de desempenho dos cuidadores no manejo de comportamentos inadequados, medida pelo percentual de passos do procedimento para manejar comportamentos inadequados executados corretamente. A variável independente foi a implementação do conjunto de procedimentos que ensinava os comportamentos necessários para manejar comportamentos inadequados. Os resultados mostram que o procedimento utilizado foi eficaz para ensinar o manejo de comportamentos inadequados para cuidadores de crianças com TEA. A eficiência do procedimento é demonstrada pelo fato de que o número de sessões necessárias para alcançar critério de aprendizagem foi pequeno, sendo, portanto, uma possibilidade viável de intervenção comportamental voltada para cuidadores de pessoas com TEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20/12/2018

Como Citar

Guimarães, M. S. da S., Martins, T. E. M., Keuffer, S. I. C., Costa, M. R. C., Lobato, J. L., Silva, Álvaro J. M. e, Souza, C. B. A. de, & Barros, R. da S. (2018). Treino de cuidadores para manejo de comportamentos inadequados de crianças com transtorno do espectro do autismo. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 20(3), 40–53. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i3.1217

Edição

Seção

Pesquisas originais