Análise dos erros dos alunos no ensino de leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i2.1205Palavras-chave:
Análise do Comportamento Verbal. Leitura. Escrita. Análise de errosResumo
Objetivos:
Esse trabalho pretendeu analisar as respostas de ler e escrever, a modificação e os tipos de erros apresentados por alunos de uma sala de recursos durante a exposição a um currículo de ensino de leitura e escrita sistematizado e informatizado.
Metodologia:
Foram analisados dados de nove alunos expostos ao programa. As respostas identificadas como incorretas foram categorizadas de acordo com a literatura e calculada sua frequência de ocorrência ao longo das unidades do programa.
Resultados:
Os resultados demonstraram diminuição das respostas incorretas, principalmente aquelas sem correspondência com a resposta alvo, mais presentes no pré-teste de unidade, e aumento da ocorrência de respostas com maior correspondência com a palavra alvo, mais presentes no pós-testes.
Conclusões:
Ao final do programa as respostas dos participantes passaram a ter mais correspondência com a palavra alvo, mesmo para aquelas palavras não ensinadas diretamente, demonstrando a efetividade do programa no ensino de leitura recombinativa.
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