Análise dos erros dos alunos no ensino de leitura e escrita

Autores

  • Maria Fernanda Cazo Alvarez Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0001-5202-0263

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i2.1205

Palavras-chave:

Análise do Comportamento Verbal. Leitura. Escrita. Análise de erros

Resumo

Objetivos:

Esse trabalho pretendeu analisar as respostas de ler e escrever, a modificação e os tipos de erros apresentados por alunos de uma sala de recursos durante a exposição a um currículo de ensino de leitura e escrita sistematizado e informatizado.

Metodologia:

Foram analisados dados de nove alunos expostos ao programa. As respostas identificadas como incorretas foram categorizadas de acordo com a literatura e calculada sua frequência de ocorrência ao longo das unidades do programa.

Resultados:

Os resultados demonstraram diminuição das respostas incorretas, principalmente aquelas sem correspondência com a resposta alvo, mais presentes no pré-teste de unidade, e aumento da ocorrência de respostas com maior correspondência com a palavra alvo, mais presentes no pós-testes.

Conclusões:

Ao final do programa as respostas dos participantes passaram a ter mais correspondência com a palavra alvo, mesmo para aquelas palavras não ensinadas diretamente, demonstrando a efetividade do programa no ensino de leitura recombinativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24/10/2019

Como Citar

Alvarez, M. F. C., & Almeida-Verdu, A. C. M. (2019). Análise dos erros dos alunos no ensino de leitura e escrita. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 21(2), 186–198. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i2.1205

Edição

Seção

Pesquisas originais