Avaliação de um simulador brasileiro para terapia comportamental com realidade virtual

Autores

  • Marcela Roberta Jacyntho Zacarin Universidade Estadual de Londrina
  • Elizeu Borloti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Verônica Bender Haydu Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i1.1196

Palavras-chave:

Terapia de exposição por Realidade Virtual; Acrofobia; Medo de altura; Análise de Comportamento

Resumo

Terapia comportamental combinada à exposição por realidade virtual (virtual reality exposure – VRE) pode ser útil no tratamento de medos e fobias. Este estudo visou a: (a) descrever e avaliar um procedimento terapêutico comportamental ampliado pela VRE para o tratamento do medo de altura e (b) registrar o senso de presença e o cybersickness durante a exposição para avaliar o simulador Virtua Therapy. O procedimento consistiu em: uma sessão inicial; seis sessões terapêuticas, que incluíram exposição graduada, bloqueio de fuga-esquiva e análises funcionais de comportamentos; duas sessões de seguimento. O senso de presença e o cybersickness foram registrados. A intervenção diminuiu os níveis de ansiedade dos participantes e a frequência de esquiva de situações que envolviam altura no ambiente virtual, e eles relataram redução de respostas de esquiva no dia a dia, demonstrado efeito terapêutico. O simulador gerou senso de presença. O cybersickness ocorreu principalmente durante a primeira sessão, indicando efeito de habituação. Concluiu-se que o simulador Virtua Therapy é um recurso apropriado para terapia comportamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Bender Haydu, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, Universidade Estadual de Londrina. Rod. Celso Garcia Cid, Km 380, Campus Universitário. Caixa Postal: 10011. Londrina, PR, Brasil. CEP: 86057-970.

Downloads

Publicado

11/07/2019

Como Citar

Zacarin, M. R. J., Borloti, E., & Haydu, V. B. (2019). Avaliação de um simulador brasileiro para terapia comportamental com realidade virtual. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 21(1), 62–75. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i1.1196

Edição

Seção

Pesquisas originais