Análise do Comportamento e desenvolvimento da linguagem

Perspectivas teóricas e pesquisas com crianças pequenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i4.1163

Palavras-chave:

desenvolvimento, comportamento verbal, linguagem, crianças pequenas

Resumo

A Análise do Comportamento conta com suporte teórico e empírico para explicar o desenvolvimento e a aprendizagem da linguagem? Para responder à questão, foram sumarizadas quatro perspectivas teóricas analítico-comportamentais sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem: comportamento verbal; comportamento simbólico; teoria da nomeação; teoria das molduras relacionais. Este estudo teve por objetivo apontar convergências e divergências entre as perspectivas teóricas e apresentar algumas implicações para a realização de estudos empíricos com participantes crianças de até 36 meses, usualmente chamadas de crianças pequenas. Desde a proposta skinneriana de análise do comportamento verbal, houve avanços nas teorias que pretenderam preencher lacunas na explicação do desenvolvimento e aquisição inicial da linguagem. Argumenta-se que é necessário dar continuidade a pesquisas que descrevam a aquisição precoce de repertórios verbais e simbólicos das crianças, em contexto experimental e no ambiente natural, para dar o necessário suporte empírico às formulações teóricas.

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Publicado

24/04/2019

Como Citar

Almeida, C., & Coutinho de Alcantara Gil, M. S. (2019). Análise do Comportamento e desenvolvimento da linguagem: Perspectivas teóricas e pesquisas com crianças pequenas. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 20(4), 93–115. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i4.1163

Edição

Seção

Artigos Conceituais