Análise do Comportamento e desenvolvimento da linguagem
Perspectivas teóricas e pesquisas com crianças pequenas
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i4.1163Palavras-chave:
desenvolvimento, comportamento verbal, linguagem, crianças pequenasResumo
A Análise do Comportamento conta com suporte teórico e empírico para explicar o desenvolvimento e a aprendizagem da linguagem? Para responder à questão, foram sumarizadas quatro perspectivas teóricas analítico-comportamentais sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem: comportamento verbal; comportamento simbólico; teoria da nomeação; teoria das molduras relacionais. Este estudo teve por objetivo apontar convergências e divergências entre as perspectivas teóricas e apresentar algumas implicações para a realização de estudos empíricos com participantes crianças de até 36 meses, usualmente chamadas de crianças pequenas. Desde a proposta skinneriana de análise do comportamento verbal, houve avanços nas teorias que pretenderam preencher lacunas na explicação do desenvolvimento e aquisição inicial da linguagem. Argumenta-se que é necessário dar continuidade a pesquisas que descrevam a aquisição precoce de repertórios verbais e simbólicos das crianças, em contexto experimental e no ambiente natural, para dar o necessário suporte empírico às formulações teóricas.
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