Efeitos de uma Metáfora na Transformação de Funções de Estímulos

estudo piloto

Autores

  • Roberta Kovac Universidade de São Paulo; Paradigma Centro de Ciências do Comportamento
  • William Ferreira Perez Paradigma Centro de Ciências do Comportamento; Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE)
  • Sonia Beatriz Meyer Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i2.1154

Palavras-chave:

Teoria das Molduras Relacionais (RFT), Transformação de função, desfusão cognitiva, metáfora, Terapia de aceitação e compromisso (ACT)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo medir a transformação de função de estímulos após a realização de um exercício da ACT – a metáfora ‘Folhas na Correnteza’.  Participaram do estudo 19 adultos, em um delineamento experimental pré-pós teste de grupo único. Procedimento experimental: Fase 1: questionários iniciais; Fase 2: Treino (MTS) relacional para estabelecer duas classes de estímulos equivalentes, A1B1C1D1 e A2B2C2D2; Fase 3: condicionamento aversivo e ensino de respostas de esquiva (para A1) e aproximação (para A2); Fase 4: Pré-teste de transferência de função (para C1 e C2) com medidas binárias (tarefa de esquiva e aproximação) e contínuas (escalas diversas de auto-relato); Fase 5: (VI): Intervenção (Metáfora Folhas na Correnteza). Fase 6: Pós-teste de transferência de função (ver Fase 4). A comparação dos resultados pré e pós intervenção indicam mudanças sutis nas medidas de relato verbal sobre a aversividade dos estímulos. Não houve efeito sobre a resposta de esquiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24/10/2019

Como Citar

Kovac, R., Perez, W. F., & Meyer, S. B. (2019). Efeitos de uma Metáfora na Transformação de Funções de Estímulos: estudo piloto. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 21(2), 150–170. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i2.1154

Edição

Seção

Pesquisas originais