Avaliação dos impactos do programa de intervenção Incredible years teacher classroom management (IY TCM)

Autores

  • Gisele Regina Stasiak Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Lidia Natalia Dobrianskyj Weber Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i1.1143

Palavras-chave:

educação infantil, programa de intervenção com professores, formação de professores, habilidades sociais, problemas de comportamento

Resumo

O professor pode atuar, em sua interação cotidiana, com seu aluno, promovendo suas habilidades sociais e prevenindo seus problemas de comportamento. Nessa direção, foram avaliados os impactos de um programa de intervenção universal em grupo, o Incredible years teacher classroom management. Participaram seis professoras de três escolas de educação infantil. Os instrumentos foram: (a) Inventário de boas práticas (Vale, 2011), (b) Escala de comportamentos sociais de pré-escolares (Merrell, 2002), (c) Questionário de avaliação do workshop (Webster-Stratton, 2012), (d) Questionário de avaliação do programa (Webster-Stratton, 2012) e (e) o programa IY TCM (Webster-Stratton, 2012). Constataram-se diferenças significativas entre pré e pós-teste (p < 0,05) tanto em relação às estratégias de gestão de sala de aula das participantes quanto nas habilidades sociais e problemas de comportamentos das crianças. O programa IY TCM apresentou fortes evidências científicas positivas às professoras da educação infantil ao fortalecer e promover os fatores de proteção ao desenvolvimento infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Regina Stasiak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bolsista da Capes – Proc. No. BEX 2931/15-0.

Downloads

Publicado

11/07/2019

Como Citar

Stasiak, G. R., & Weber, L. N. D. (2019). Avaliação dos impactos do programa de intervenção Incredible years teacher classroom management (IY TCM). Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 21(1), 43–61. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i1.1143

Edição

Seção

Pesquisas originais