Terapia Cognitivo-Comportamental nos cursos de graduação em Psicologia: Um mapeamento nacional

Autores

  • Carmem Beatriz Neufeld USP Ribeirão Preto
  • Anelisa Vaz de Carvalho USP Ribeirão Preto
  • Priscilla Moreira Ohno Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maycoln Leôni Martins Teodoro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Karen Priscila Del Rio Szupszynski Universidade Federal da Grande Dourados
  • Carolina Saraiva de Macedo Lisboa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Marcele Regine de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Nazaré Almeida Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP)
  • Janaína Bianca Barletta Universidade Paulista (UNIP/DF)
  • Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa Faculdade Pernambucana de Saúde
  • Ylana Moreira Monteiro Universidade de Fortaleza (Unifor)
  • Iagê Lage Donato Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho (Iles-Ulbra)
  • Diogo Araújo
  • Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida
  • Tânia Busetto
  • Neuza Cristina dos Santos Perez
  • Neuciane Gomes da Silva
  • Melyssa Kellyane Cavalcanti Galdino
  • Neuraci Araújo
  • Marcilio Lira De Souza Filho
  • Hilma Tereza Tôrres Khoury
  • Rogerio Ferreira Marquezan
  • Maria Amélia Penido
  • Reinaldo César Hartmann
  • Nielky K. Bezerra da Nóbrega

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i1.1139

Palavras-chave:

terapia cognitivo-comportamental, graduação, Brasil 1

Resumo

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) teve um movimento de expansão nas últimas décadas no mundo todo. No Brasil, essa abordagem psicológica também vem se expandindo, mas ainda com aparentes restrições relacionadas ao ensino superior e pós-graduação. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi verificar a quantidade de instituições de ensino superior que possuem disciplinas de TCC na graduação. A amostra foi composta por 280 instituições de ensino superior do Brasil. Foi realizado acesso aos sites dos cursos de graduação em Psicologia para obter as respectivas matrizes curriculares e ementários. Diante dos dados coletados, observou-se que boa parte dos cursos ministram a TCC, demonstrando que a abordagem tem se desenvolvido e se tornado parte do currículo acadêmico de diversas instituições de ensino. No entanto poucas são as instituições que oferecem a TCC como uma disciplina independente na grade curricular, ministrando-a de forma associada a outros conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12/05/2018

Como Citar

Neufeld, C. B., Carvalho, A. V. de, Ohno, P. M., Teodoro, M. L. M., Szupszynski, K. P. D. R., Lisboa, C. S. de M., Carvalho, M. R. de, Almeida, N., Barletta, J. B., Barbosa, L. N. F., Monteiro, Y. M., Donato, I. L., Araújo, D., Hayasida, N. M. de A., Busetto, T., Perez, N. C. dos S., Silva, N. G. da, Galdino, M. K. C., Araújo, N., Filho, M. L. D. S., Khoury, H. T. T., Marquezan, R. F., Penido, M. A., Hartmann, R. C., & Nóbrega, N. K. B. da. (2018). Terapia Cognitivo-Comportamental nos cursos de graduação em Psicologia: Um mapeamento nacional. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 20(1), 86–97. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i1.1139

Edição

Seção

Revisões sistemáticas de literatura