Aquisição do comportamento de ouvir, baseada em seleção de figuras, em crianças com implante coclear contralateral
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i1.1135Palavras-chave:
implante coclear, discriminação auditiva, comportamento verbal, controle de estímulos, deficiência auditivaResumo
Crianças com deficiência auditiva e implante coclear têm restabelecida a detecção de sons, mas compreender o que se ouve requer aprendizagem. Este estudo investigou a aprendizagem do ouvir baseada em ensino de seleção de figuras e relações que estabelecem com a nomeação em crianças com implante coclear contralateral recente. Participaram duas crianças com deficiência auditiva, nos anos iniciais do ensino fundamental, oralizadas e com implante coclear contralateral ativado a menos de um mês. O ensino e testes foram conduzidos por tentativas discretas e apresentadas por um microcomputador, adotando três conjuntos de estímulos com palavras ditadas e figuras convencionais. As sessões foram conduzidas com o implante coclear mais antigo desativado. Os participantes aprenderam a selecionar figuras sob controle de palavras ditadas e a nomeação sempre esteve em níveis superiores aos de seleção.Downloads
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