Intervenção em grupo com pais de adolescentes com problemas de comportamento internalizantes

Autores

  • Karina Ferraz Tozze UNESP Bauru
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva UNESP Bauru

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v19i4.1091

Palavras-chave:

grupo de pais, habilidades sociais educativas parentais, problemas de comportamento internalizantes, práticas parentais, Promove-Pais

Resumo

Os problemas de comportamento de adolescentes consistem em um importante foco de estudo para a Psicologia, e a avaliação de intervenções é necessária. O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar os efeitos do Promove-Pais, em grupo, com pais de adolescentes que apresentavam problemas de comportamentos internalizantes. Participaram da pesquisa três pais (um casal e uma mãe) de dois adolescentes com problemas de comportamento internalizantes. Os instrumentos utilizados para avaliação foram o RE-HSE-P, o CBCL, o PHQ-9 e o Roteiro de entrevista clínica semiestruturada. No total, foram dez sessões de intervenção, com duração de uma hora e meia cada. Ao se comparar os dados obtidos na fase de pré-teste com os da fase de pós-teste e follow-up, notou-se que os pais aprenderam novas práticas educativas e que seus filhos adolescentes deixaram de ter problemas internalizantes. Assim verificou-se uma melhora nas interações sociais desses pais com seus filhos e vice-versa.

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Publicado

25/02/2018

Como Citar

Tozze, K. F., & Bolsoni-Silva, A. T. (2018). Intervenção em grupo com pais de adolescentes com problemas de comportamento internalizantes. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 19(4), 6–24. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v19i4.1091

Edição

Seção

Pesquisas originais