Reflexões sobre uma experiência relativa à formação de dois terapeutas comportamentais

Autores

  • Ana Lúcia Alcântara de Oliveira Ulian

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v4i2.109

Palavras-chave:

Treinamento, Formação, Supervisão, Training, Formation, Supervising

Resumo

Um programa de estágio supervisionado baseado na literatura nacional sobre treinamento do terapeuta comportamental foi elaborado para o 5º ano do curso de Psicologia de uma universidade pública e aplicado a dois estagiários que apresentavam diferenças entre si, o que fez com que, em alguns aspectos, o procedimento desenvolvido fosse diferente com cada um deles. A experiência em supervisão de estágio permitiu a reflexão sobre variáveis relativas ao estagiário (conhecimento teórico na área, domínio de técnicas, características pessoais, motivação), ao supervisor (tipo de modelo, forma de escutar, forma de assistir, forma de dar feedback) e à situação de supervisão (didática, terapêutica), tópicos estes abordados na literatura sobre como deve ser o terapeuta, o supervisor e a situação de supervisão. A descrição de uma prática profissional tal como a desenvolvida aqui na área de formação em Psicologia Clínica Comportamental, permitiu levantar algumas questões que ainda não estão respondidas na literatura e que apontam para várias pesquisas na área.

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Publicado

01/07/2002

Como Citar

Ulian, A. L. A. de O. (2002). Reflexões sobre uma experiência relativa à formação de dois terapeutas comportamentais. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 4(2), 91–104. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v4i2.109

Edição

Seção

Pesquisas originais