Ensino de Tatos, Respostas de Ouvinte e Efeitos sobre Intraverbais em Autistas

Autores

  • Daniel Carvalho de Matos Universidade Ceuma e Universidade Federal do Maranhão
  • Creuziana Xavier de Araújo Universidade Ceuma
  • Katiane Reis da Silva Universidade Ceuma

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i4.1075

Palavras-chave:

Intraverbais de categorias, Tatos, Respostas de ouvinte, Feedback instrutivo, Autismo

Resumo

Efeitos de metodologias de intervenção em Análise do Comportamento são investigados sobre a aprendizagem
de intraverbais, que costumam ser deficientes em crianças autistas. O objetivo desta pesquisa foi medir efeitos
do ensino de repertórios de tato e ouvinte, organizado em dois diferentes pacotes de intervenções para duas
duplas de crianças autistas, sobre a emergência de intraverbais de relatar membros de categorias. Para duas
crianças da condição tato, foi implementado o ensino de tatos simples, tatos simples com feedback instrutivo
e tatos de categorias; para duas crianças da condição ouvinte, ensino de respostas de ouvinte simples, respostas
com feedback instrutivo e identificação de categorias como ouvinte. Não foi demonstrado qualquer efeito de
emergência de intraverbais, e seu ensino direto demandou o uso de muitas pistas (tato e ecoico), sendo que
implicou evolução com variabilidade para um participante e dependência do tato como pista. São discutidas
possibilidades de adaptações metodológicas para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Carvalho de Matos, Universidade Ceuma e Universidade Federal do Maranhão

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Docente do curso de Psicologia da Universidade Ceuma e docente colaborador do curso de mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão

Creuziana Xavier de Araújo, Universidade Ceuma

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Ceuma

Katiane Reis da Silva, Universidade Ceuma

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Ceuma

Downloads

Publicado

24/04/2019

Como Citar

de Matos, D. C., de Araújo, C. X., & da Silva, K. R. (2019). Ensino de Tatos, Respostas de Ouvinte e Efeitos sobre Intraverbais em Autistas. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 20(4), 8–26. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i4.1075

Edição

Seção

Pesquisas originais