Ensino de Tatos, Respostas de Ouvinte e Efeitos sobre Intraverbais em Autistas
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i4.1075Palavras-chave:
Intraverbais de categorias, Tatos, Respostas de ouvinte, Feedback instrutivo, AutismoResumo
Efeitos de metodologias de intervenção em Análise do Comportamento são investigados sobre a aprendizagem
de intraverbais, que costumam ser deficientes em crianças autistas. O objetivo desta pesquisa foi medir efeitos
do ensino de repertórios de tato e ouvinte, organizado em dois diferentes pacotes de intervenções para duas
duplas de crianças autistas, sobre a emergência de intraverbais de relatar membros de categorias. Para duas
crianças da condição tato, foi implementado o ensino de tatos simples, tatos simples com feedback instrutivo
e tatos de categorias; para duas crianças da condição ouvinte, ensino de respostas de ouvinte simples, respostas
com feedback instrutivo e identificação de categorias como ouvinte. Não foi demonstrado qualquer efeito de
emergência de intraverbais, e seu ensino direto demandou o uso de muitas pistas (tato e ecoico), sendo que
implicou evolução com variabilidade para um participante e dependência do tato como pista. São discutidas
possibilidades de adaptações metodológicas para pesquisas futuras.
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