Classes de comportamentos da atuação analítico-comportamental sobre comportamentos depressivos identificadas em literatura

Autores

  • Patricia El Horr de Moraes Universidade Federal de São Carlos
  • Gabriel Gomes de Luca Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i2.1025

Palavras-chave:

depressão, comportamentos depressivos, atuação clínica, psicoterapia analítico-comportamental

Resumo

A atuação de um psicoterapeuta é constituída por um conjunto de classes comportamentais que envolvem caracterizar necessidades de intervenção, planejar, executar, avaliar e aperfeiçoar intervenção e comunicar descobertas. Foi objetivo identificar classes de comportamentos da atuação profissional de um terapeuta analítico-comportamental ao intervir em comportamentos depressivos em contexto clínico. Foram selecionadas três fontes de informação (dois artigos e um capítulo de livro) e oito etapas foram realizadas para identificar, nessa literatura, tais classes de comportamentos e classificá-las conforme as classes gerais de uma intervenção profissional. Foram propostas 399 classes de comportamentos, 98% delas constituinte das classes gerais “Caracterizar necessidades”, “Planejar intervenção” e “Executar intervenção”. A proposição das classes de comportamentos aumenta a probabilidade de desenvolvimento delas em contextos formais de ensino. A falta de representatividade de outras classes gerais sugere necessidade de produção de conhecimento a respeito dos processos que as constituem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia El Horr de Moraes, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado em Psicologia em andamento pela UFSCAR e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná

Gabriel Gomes de Luca, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Psicologia pela UFSC, 2013. Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Downloads

Publicado

06/08/2018

Como Citar

El Horr de Moraes, P., & Gomes de Luca, G. (2018). Classes de comportamentos da atuação analítico-comportamental sobre comportamentos depressivos identificadas em literatura. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 20(2), 53–75. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i2.1025

Edição

Seção

Artigos Conceituais